Dr. Robert Reid Kalley, médico escocês nascido em 8 de setembro de 1809. Fundador da nossa denominação. Foi ordenado ao ministério em Londres em 8 de julho de 1839. Chegou ao Rio de Janeiro em 10 de maio de 1855 e em junho desse mesmo ano fixou residência em Petrópolis, local onde foi fundada, no dia 19 de agosto de 1855, nossa escola dominical, data em que comemoramos o aniversário dos congregacionais. Dr. Kalley foi o fundador, da Igreja Evangélica Fluminense, dentre outras, “mãe” de nossa igreja. Faleceu em 17 de janeiro de 1888.
Henrique Maxwell Wright, nasceu em Lisboa, em 7 de dezembro de 1849, foi um missionário que propagava o evangelho em Portugal e suas colônias, também visitou o Brasil várias vezes, e numa dessas oportunidades visitou a congregação de Passa Três, em abril de 1891, em companhia do Rev. Salomão Luiz Ginsburg e José Rodrigues Martins. Faleceu em 24 de fevereiro de 1931.
José Rodrigues Martins, natural da Ilha da Madeira, diácono da Igreja Evangélica Fluminense e mais tarde presbítero da IEC do Encantado, foi o fundador da IEC de Passa Três. Faleceu em 25 de julho de 1921.
João Manoel Gonçalves dos Santos, nasceu no Rio de Janeiro em 7 de agosto de 1842, foi batizado pelo Dr. Kalley em janeiro de 1859 e foi ordenado ao ministério pastoral em 1º de janeiro de 1876, após estudar em um seminário em Londres. Em julho de 1876 assumiu o pastorado da Igreja Evangélica Fluminense até 21 de abril de 1911, quando foi então jubilado. Em Passa Três foi um dos organizadores da Igreja, sendo o pastor que batizou os primeiros irmãos de Passa Três, fruto do trabalho evangelístico de José Rodrigues Martins. Aqui, chegou mesmo a sofrer algumas perseguições (também em Piraí e São João Marcos) colocando assim sua vida em risco. Faleceu em 20 de junho de 1928.
Manoel Marques, nascido em Passa Três, foi batizado aos 18 anos pelo Rev. Thomaz Joyce. Dedicava-se aos trabalhos missionários, foi professor de Escola Dominical e pregador leigo ainda bem jovem. Em 1911 concluiu seu curso teológico no Seminário Presbiteriano em Campinas. Ordenado em fins desse ano, ele assume o pastorado da IEC de Passa Três e logo também da IEC de Caçador. Após intenso trabalho em ministério integral, abriam-se novos pontos de trabalho. Ebenezer, Campos de Bocaina, Macacos, Cachoeira Paulista, Guaratinguetá, Tarituba, Angra dos Reis, Parati, Mambucaba, Trindade e muitos outros. Faleceu no vigor dos seus 54 anos em 22 de julho de 1931, prestes a completar 20 anos de pastorado em Passa Três e Caçador.
Em história mais recente, cabe destacar a atuação do presbítero Milton Marques, já com o Senhor, que atuou com afinco, a exemplo de seu pai, na IEC de Passa Três. Foi o responsável pela construção do templo atual utilizando para isso, inclusive, recursos próprios. Também se registra com carinho o ministério pastoral de Maurillo Neves Moreira, atualmente membro da IEC de Bangu, que por 23 anos pastoreou a IEC de Passa Três, onde há muitos irmãos fruto de seu trabalho. Igualmente as esposas dos pastores que por aqui passaram merecem nossa honra, muitas delas extremamente envolvidas no ministério de seus esposos e em seus próprios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário