27.10.07

Dados Históricos da IEC Passa Três


O trabalho Evangélico em Passa Três, sob os auspícios da Igreja Evangélica Fluminense, teve início em 23 de junho de 1891, ocasião em que foi organizada a Congregação. Entretanto, para que nessa ocasião existissem candidatos em condições de serem batizados, cumpre esclarecer que o Evangelho foi anunciado, antes, pelo irmão José Rodrigues Martins, que contribuiu para o aparecimento dos primeiros frutos, que foram os seguintes: Manoel Rodrigues Martins, Maria Júlia Martins, José Francisco Gomes, Deolinda Gomes, Luiz Rodrigues Pereira, Cecília Rodrigues Pereira, Rosa Josefa dos Santos, Cândida Maria de Jesus, Antônio Rodrigues Cruzeiro, Maria Rodrigues Cruzeiro, Manoel José da Silva Palmeira, Rita Maria da Silva Palmeira, Isidora da Silva Palmeira, Carolina da Silva Palmeira, Justina Olinda da Silva Palmeira, Maria Cândida da Silva Palmeira, Francisco Gonçalves Marques, Maria Gonçalves Marques, Francisca Gonçalves Marques, Maria Augusta de Freitas, Manoel Dias da Silva, Arlinda Dias da Silva, Benedito Augusto de Freitas, Pedro de Freitas Aguiar e Francisco da Silva Ganância. Foram estes as primícias do trabalho em Passa Três, que foram Batizados pelo Rev. João Manoel Gonçalves dos Santos, Pastor da Igreja Evangélica Fluminense.
Em 1896, tomou conta do trabalho o Rev. Thomaz Collins Joyce. No dia 7 de Novembro do ano seguinte de 1897, foram eleitos os primeiros diáconos, a saber: José Francisco Gomes, Manoel José da Silva Palmeira, Francisco Gonçalves Marques e Manoel Rodrigues Martins, e organizada a Igreja.
Os seguintes pastores trabalharam em Passa Três: Rev. João Manoel Gonçalves dos Santos, Rev. Thomaz Collins Joyce, Rev. Antônio Marques, Rev. Walter Cooper, Rev. Joseph Orton, Rev. Jabez Wright, Rev. Manoel Marques, Rev. Fortunato Gomes da Luz, Rev. Manoel Rodrigues Martins Sobrinho, Rev. Salustiano Pereira César, Rev Jonathas Thomaz de Aquino, Rev. Octávio Luiz Vieira (a convite, periodicamente visitava essa Igreja), Rev. Leônidas Júlio de Lemos, Rev.Valdir de Moraes Vidal, Rev. José Pereira da Silva, Rev. Milton Marques, Rev Maurillo Neves Moreira e, atualmente, o Rev. Daniel Marques da Silva.

1886 – José Rodrigues Martins batiza-se na Igreja Evangélica Fluminense e passa a dar testemunho do Evangelho em Passa Três.
Em abril de 1891, o Rev. Salomão Luiz Ginsburg, visitou a congregação de Passa Três em companhia do evangelista Henrique Maxwell Wright e José Rodrigues Martins, que veio a ser o fundador da IEC em Passa Três organizada em 7 de novembro de 1897, a 3ª Igreja Congregacional mais antiga do Brasil
.1891 – Rev. João Manoel Gonçalves dos Santos, Pastor da Igreja Evangélica Fluminense, realiza os primeiros batismos e funda a Congregação.
1896 – Lança-se a pedra fundamental do primeiro templo.
1897 – O Rev. Thomaz Collins Joyce é o primeiro eleito para pastorear a Igreja. Trabalhou em Passa três de 1895 a 1898. Inaugura-se o primeiro templo em 19 de dezembro que custou à Igreja Evangélica Fluminense vinte e um contos. Organiza-se a Igreja.
1899 – A Igreja Evangélica Fluminense concede à de Passa Três completa autonomia.
1964 – O Primeiro templo rui, é demolido e se inicia a construção de novo templo, com projeto de Edelberto Ferreira de Oliveira, membro da Igreja Congregacional de Cordovil, RJ – A pedra fundamental é restaurada pela Igreja Congregacional de Braz de Pina, RJ e o novo templo embora em obras começa a ser usado.
1967 – O novo templo é concluído, custou doze mil e quinhentos cruzeiros novos e é inaugurado em 25 de novembro.

5 comentários:

Lê, Lê e Rê disse...

Caro Pastor, graça e paz.

Não imagina minha felicidade ao descobrir em seu blog, fatos como esse. Sou membro da Igreja Batista da Vitória, em Suzano, S.P., e uma dos primeiros frutos do trabalho evangelístico em Passa Três foram meus trisavós Manoel José da Silva Palmeira e Rita Maria da Silva Palmeira. Sei que já se passam 116 anos, mas a emoção me assalta...
Por favor se o irmão tiver quaisquer informações sobre meus antepassados, quaisquer, peço-lhe que entre em contato comigo. Desde de agora sou grata ao Pai do Nosso Senhor Jesus Cristo por ter finalmente encontrado parte do meu passado...

No amor de Jesus, Elinez Palmeira.

Daniel M.S. disse...

Caros irmãos: não sei se sabem mas ainda temos em nossa igreja pessoas da família Palmeira que por sinal têm parentes em São Paulo. Temos aqui registros sobre seus familiares fundadores da dessa igreja. Caso queiram mais irformações, podem nos contactar por email (prdmarques@hotmail.com) ou pelo telefone (24) 3335-2005 que é o nº da igreja.
Abraços.

Amarildo disse...

Graça e Paz!

Sou Amarildo recém formado em bacharel em teologia moro em Paranaguá Pr. e sou membro da igreja evangélica Assembléia de Deus.
Estou interessado em escrever sobre a história (início ) do evangelho em Paranaguá,já tenho algumas informações precisa de que a igreja Congregacional foi a primeira igreja evangélica em Paranaguá em 1903 sob a liderança de Samuel Pires de Melo, Ficaria agradecido se o amado irmão puder contribuir com qualquer tipo der informação que esteja guardada em seus arquivos.

desde já agradeço vossa colaboração.

No amor de Cristo irmão Amarildo.

Unknown disse...

Amados irmãos,



A paz do Senhor!!



Sou presbítero da igreja evangélica congregacional paulistana, e estou fazendo um levantamento histórico de algumas personalidades que fizeram parte da vida da nossa igreja, que irá em abril próximo, completar 100 anos. E o Pr. JOSEPH ORTON foi pastor em nossa igreja, no periodo de 1911 A 1913 , bem como o Pr. FORTUNATO GOMES DA LUZ 1923 A 1925 E 1929 A 1930, ambos pastores que colaboram tambem na IEC DE PASSA TRES



Gostaria de saber se os amados possuem algum tipo de foto, relato ou docto. dos referidoS reverendoS, auxiliando-nos neste resgate histórico.



Em Cristo,

Pb. Sergio de Souza Silva
peacemaker777@gmail.com

Júlio Leitão disse...

APRECIAÇÃO - Louvamos a Deus pela marcha vitoriosa da IEC em Passa Três, - ponto de partida para a evangelização do Sul do Estado do Rio de Janeiro, e pelos muitos dos seus obreiros, entre eles o incansável pastor e evangelista, Rev.
Manoel Marques.
No final de maio de 1934, essa igreja hospedou uma importante Convenção Geral de igrejas congregacionais, culminando com a ordenação de três novos ministros:
Revs. Calvino Louzada Leite, Manoel Rodrigues Martins Sobrinho e Francisco Antonio de Souza Filho.
O Rev. Júlio Leitão de Melo, nosso avô paterno, representante das igrejas de Pirauá, Pernambuco e Serra Verde, Paraíba, tomou parte ativa nos trabalhos e apresentou uma mensagem de ânimo e incentivo
(parênese) aos novos colegas no Ministério evangélico.
Recordamos esses fatos históricos, com muita gratidão a Deus pelos seus feitos em favor do Seu povo.

Júlio Leitão de Melo Neto,
pastor congregacional, residente
em Campina Grande, PB.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...