8.8.09

“Amigos, amigos, negócios à parte”.

Já citei esse provérbio popular algumas vezes e sem pensar. Esse é um problema que procuro corrigir, isto é, não dizer coisas das quais não acredito ou não tenho uma explicação e esta é uma delas.

Noto com freqüência a dificuldade de expormos nossos planos e sonhos fora de nosso circulo familiar. Fomos educados a desconfiar das pessoas e de suas boas intenções. Se nós consideramos alguém como amigo, não deveriam existir segredos nem tão pouco decepções. Por outro lado, cada vez é mais evidente que as amizades de baseiam em questões de ter ou de interesses gerais. Ninguém quer ser amigo de um pobre, doente, ou velho. Preferimos pessoas que sejam positivas e que estejam bem de saúde – optamos por pessoas seguras, por assim dizer. Sendo assim os “amigos” que temos não são amigos.

A amizade que eu procuro se baseia em aceitação e isso envolve dor e misericórdia, aquilo que Jesus reivindicou como base do amor “Misericórdia quero e não sacrifícios”. Aquilo que devemos buscar segundo o Senhor Jesus, como substâncias para a construção de relacionamentos perfeitos, são o perdão e aceitação. O nosso Senhor deu-nos um exemplo disso quando galgou de uma relação de obrigações e interesse para uma relação pura de amizade. “Já não vos chamo servos, mas amigos”. O Senhor não esperava fidelidade no jardim ou no pátio, a sua confiança não estava nos seus amigos, mas, no Pai.

3 comentários:

Anônimo disse...

Está aí um assunto que me interessa.
A amizade é algo que depende de ambas as partes. Não se é amigo sozinho. O amor pode ser unilateral, por isso Deus nos ensina a amar a todos, inclusive os inimigos. Mas a amizade... bom, essa exige uma dedicação a mais. Particularmente não fui educada a desconfiar das pessoas, fui educada a conhecer as pessoas, ter cuidado em não me abrir para qualquer um antes desse qualquer um ir se tornando, devagarinho, um alguém especial. Isso é garantia de "não decepção"? De maneira nenhuma.
Há um livro famoso, para muitos considerado piegas, que trata da amizade. Chama-se "O Pequeno Príncipe" no Brasil que traz uma frase também mundialmente conhecida que é: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".
A aceitação é importante sim, já que ninguém está livre de falhar em algum momento, mas cabe a nós procurarmos ser sempre melhores, evitar criar falsas expectativas para que o outro não se decepcione tão facilmente. Na amizade o cuidado deve ser mútuo. A amizade envolve dor e misericórdia sim, mas não é só feita disso. O Senhor Jesus não exigia ou esperava fidelidade de seus restritos amigos, mas se alegrava muito quando isso acontecia. No caso da traição de Pedro, Jesus o perdoou e continuou amando-o e sendo seu amigo, no caso da traição de Judas, houve o perdão, o amor, mas não mais a amizade. Judas não foi digno da amizade a ele conferida.
Provérbios já nos aponta que há vários "níveis" de amizade: "há amigos mais chegados que um irmão",não diz que todos são mais chegados.
Vou ficando por aqui senão meu comentário vai ficar maior que a postagem.
Termino adaptando uma piadinha que se costuma fazer sobre casais: - E aí, você é amigo dele(a) por amor mesmo ou é só interesse? - Bom deve ser por amor porque eu não tenho nenhum interesse nele(a).

Aos meu queridos e poucos amigos: Eu me interesso muuuuuito por vocês.

Renata

Anônimo disse...

Gosto da maneira que o senhor escreve. Gosto do conteúdo também. Quem sabe é um caminho?
Já pensou em escrever para alguma revista?
Um grande e forte abraço para o senhor, Renata, Sofia, João e Dorita.
Alice

Rute Carla disse...

Ser amigo...um mundo numa só palavra. Um mundo de emoções, sentimentos, atitudes. Dos pensamentos que tenho lido acerca da amizade este é um dos que mais gosto: "Amigo, é alguém que sabe "tudo" a teu respeito, que te conhece e continua a gostar de ti." Para mim, a amizade pode resumir-se nisto: amar, gostar profundamente de alguém. Tudo o resto é uma consequência desse amor.

Renata, "O Principezinho" é um dos meus livros favoritos. Tanta sabedoria apresentada de uma forma tão simples.

Gosto de ti! Abração, primão.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...