10.6.11

Falando sério

Dentre os milhares de e-mails que rolam pela net alguns nos chamam a atenção pelo conteúdo (outros pela falta deste). Certa vez recebi um que tratava do assunto "o problema do mal". Por que existe e quem o criou? Como que num desafio, os não cristãos afirmam ironicamente que se Deus criou todas as coisas obviamente está aí incluído o mal, a maldade. E consideram que se nossas acções são um reflexo do que somos então, Deus é mau. Depois de reflectir um pouco sobre isso, uma pessoa, em resposta a quem fez as afirmações anteriores disse o seguinte: O frio existe? O outro respondeu que sim porque ele o sentia. Mas aquele o corrigiu dizendo que segundo as leis da física o frio não existe. Todo corpo ou objecto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor. Da mesma forma a escuridão, que é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas varias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.

Voltando-se aos que questionaram acerca de quem fez o mal, perguntou: O mal existe? Em resposta ouviu que sim, o mal existe porque podemos ver os crimes, a violência, a crueldade...
Concluindo a questão ele disse: O mal é, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus, a ausência do bem. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz.
É um assunto ainda bastante debatido pelos teólogos. O enigma do mal. Desperta calorosos debates e ainda não há um consenso. Mas é bom pensarmos nestes assuntos. O texto acima traz uma explicação bem simplista, qual é sua opinião? O mal (ou desgraça) citado em Isaías 45.7 é o MAL absoluto ou o mal circunstancial?

Renata (minha esposa)




Um comentário:

Anônimo disse...

Visitem o blog "Gangster do Colarinho Multicor".
Procurem no Google.
Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...