16.7.08

Controvérsia

Os filhos nascidos em nossas famílias são nascidos para Deus
Deodat Lawson
Sabemos que a Igreja Invisível é composta só de pessoas que nasceram de novo ou foram regeneradas pelo Espírito Santo. O motivo por que as crianças são batizadas pelos presbiterianos, creio, não é pelo o mesmo motivo que os católicos batizam. Os católicos acreditam que o batismo regenera, enquanto os presbiterianos, pelo facto da antiga dispensação da graça, a Igreja do Velho Testamento incluir as crianças no seu meio através da circuncisão ao oitavo dia. Os presbiterianos acreditam, que a circuncisão era naquela igreja o sinal da fé Cf Rm 4:11. como o batismo o é na Igreja Cristã que substitui aquela. Não sei se alguns presbiterianos aceitam que os filhos de crentes são ipso facto regenerados.
Assim, sendo o batismo a circuncisão em nova forma, como a Igreja Cristã é a nova forma da antiga dispensação da graça, os filhos dos crentes têm agora tanto direito ao batismo e a incorporação na Igreja, como os filhos dos israelitas o tinham em sua comunidade.
Oosterzee diz que a correspondência entre as instituições é completa, não pode ser mais pobre que a "Sinagoga". E que as crianças não ficaram excluídas da Igreja, Cf Mc 10;14. Além disso, o Apóstolo Pedro que recebeu as chaves para inaugurar a Igreja, disse ao cumprir essa alta incumbência:"A promessa é para vós e para vossos filhos e para todos que estão longe, a quantos chamar o Senhor nosso Deus"Cf At 2:39. Creio que é aceitável e, eu não teria nenhum problema pensar como os presbiterianos pensam, de que os filhos de crentes devem ser batizados por que são por nascimento membros da Igreja ou comunidade a que pertencem seus pais. Enquanto menores de idade, pertencem à igreja visível, à espera de poderem ratificar por sua própria fé o batismo que receberam na sua infância. Podem não fazê-lo como às vezes acontece, mas o reconhecimento dos seus direitos na Igreja, enquanto crianças, é sempre um apelo, em toda a sua vida, para que se entreguem ao Salvador. Foi por assim dizer o que aconteceu comigo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Se é como dizem os presbiterianos, porque é que Jesus não foi baptizado em criança? Já sei. Ele ainda não tinha ensinado sobre o novo sinal, o baptismo. Mas será que Deus não poderia ter feita uma promessa no Velho Testamento e não teria arranjado uma forma de Jesus ter sido baptizado em criança, se isto era o que Deus queria para os filhos dos crentes? E depois, onde é que na Bíblia há a prática do baptismo de crianças e um 2ª baptismo para confirmação de que é crente? Respeito os nossos irmãos prebiterianos, mas neste ponto estão errados

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...