4.3.05

CONSTRUINDO UMA IGREJA SAUDÁVEL

Colaboração Pr. José Carlos
Para construir uma igreja saudável é preciso ter em mente que isso é fruto de famílias saudáveis. Como já vimos anteriormente, famílias saudáveis são e serão responsáveis por gerar e construir igrejas saudáveis, fortes e operosas.
Outro princípio que temos que ter bem claro é que igreja não é a construção física (templos, salas, banheiros, etc...) mas sim a reunião dos santos. “Quando estiver dois ou três reunidos em meu nome ali estarei”, disse Jesus. Quando há esta reunião, ali há uma igreja do Senhor exercendo o seu ministério. Mas partiremos do princípio que trabalhando incansavelmente para obtermos este êxito nas nossas famílias, poderemos avançar na construção de igrejas saudáveis. Assim, passaremos a esboçar alguns princípios básicos e fundamentais para estabelecermos a nossa igreja. Princípios elementares mas que são indispensáveis a qualquer construção.
Começaremos pelas bases. As fundações são a garantia do sucesso e permanência de qualquer construção. Sem elas nenhuma construção pode permanecer diante das adversidades que lhe aparecerão. Portanto, quais são as bases da igreja saudável?
A primeira e principal base é a Palavra de Deus (Bíblia Sagrada) sem a qual não teríamos qualquer conhecimento de Deus e da obra redentora de Jesus Cristo. A igreja tem que estar fundamentada nos mandamentos do Senhor para as nossas vidas e para a realização da sua obra.
Outra base importante é reconhecermos o senhorio de Jesus sobre a igreja. Jesus é o cabeça da igreja assim como o homem é o cabeça da mulher e da família, e Deus é o cabeça de Cristo, conforme nos fala Paulo. Sendo Jesus o cabeça estamos sob a sua orientação e direção. Portanto é muito importante a igreja se submeter ao senhorio de Jesus e à sua direção espiritual. É exatamente seguindo a direção dada por Jesus que a igreja poderá desenvolver eficazmente o seu ministério aqui na terra. Quanto ao ministério da igreja saudável falaremos mais adiante. O senhorio e orientação de Cristo se dá entre nós pela ação do “Consolador”, o Espírito Santo de Deus que habita em nós, em cada servo e serva do Senhor Jesus. É o Espírito Santo que está conosco até a consumação de todas as coisas que nos orienta e nos leva a fazermos a vontade de Deus.
Assim avançamos para a terceira base que queremos destacar neste estudo, é o “fato” de procurarmos estar no centro da vontade de Deus. Por que esta base que provém da volição (vontade) do homem e não de Deus é de suma importância também para a construção de uma igreja saudável? É exatamente baseado no princípio do livre arbítrio que Deus age na vida do homem. Em nenhum momento Deus nos forçou a aceitá-lo como Deus e Senhor das nossas vidas, antes fomos atraídos pela sua irresistível graça e assim fomos reconciliados novamente com Ele. Esse passo importante foi dado conscientemente por cada um. Da mesma forma esta base é importante por isso. Pela nossa vontade buscamos estar no centro da vontade de Deus, para realizarmos a sua obra e correspondermos ao seu chamado.
A igreja saudável existe para desenvolver certos objetivos que Deus determinou no seu coração. Um deles é congregar os santos em Cristo. Aqueles que foram lavados e remidos pelo sangue do cordeiro. Nunca devemos nos afastar da comunhão da igreja, ainda que esta comunhão não seja perfeita e ideal como nós almejamos. Porque quando nos afastamos estamos nos expondo como presas fáceis para o nosso adversário. Sozinhos não conseguiremos resistir às investidas do maligno na nossa vida. Precisamos da comunhão dos irmãos, irmãos que são homens e mulheres falhos e cheios de defeitos como nós, mas que são nossos irmãos em Cristo, temos um elo muito forte que nos une, somos filhos do mesmo Pai e fomos gerados todos em Jesus Cristo.
Outra finalidade é ser uma agência proclamadora do evangelho do Senhor Jesus, transmitir as boas novas de salvação, a todos os moradores do mundo. Esta é o que nós poderíamos chamar de missão da igreja saudável. Se uma igreja proporciona comunhão aos santos mas não proclama o salvador, ela perdeu a sua missão e conseqüentemente a sua finalidade como igreja do Senhor Jesus. Temos diversas maneiras e meios de realizar esta tarefa. Pregação nos cultos públicos dominicais e semanais, programas de rádio, televisão, cartas, panfletos e tudo o mais que o Senhor nos der oportunidade. Mas sem nenhuma dúvida o meio mais eficiente e arrebatador é o nosso testemunho individual. Com ele conseguimos mostrar na prática o que o Senhor diz nas Escrituras. Isso exerce um poder tremendo nas vidas dos ouvintes.
E o terceiro objetivo como igreja é proporcionar desenvolvimento espiritual aos santos em Jesus Cristo. O nosso desenvolvimento nos é concedido mediante a utilização dos nossos dons. Dons estes que foram dados pelo Senhor para que a igreja funcione de forma ordenada e completa. Cada qual com seu dom exercendo o seu ministério pessoal diante de Deus através da igreja. Quando buscamos nos desenvolver através do exercício dos nossos dons, o Espírito Santo age de forma soberana nas nossas vidas e nós passamos a nos submetermos à sua direção. Daí ser tão importante este desenvolvimento. Somente seremos uma igreja saudável quando todos os nossos irmãos, que fazem parte deste grande corpo chamado igreja, começarem a exercer os seus dons e ministérios. De outra forma, nunca conseguiremos atingir um desenvolvimento saudável e desejável por estarmos atrofiados e parados, sem desenvolvimento e saúde espiritual.
Que o Senhor Jesus, Senhor nosso e da Igreja, nos faça repensar as nossas posições acomodadas e que lhe desagradam.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...