21.9.06

O que significa ter saúde na prática?

No Novo Testamento, a busca de salvação está interligada com a busca de cura. Em sua grande comissão, Jesus enviou seus seguidores para curar, bem com para batizar e pregar as boas novas (Mc 16:18). Jesus tem sido chamado o “grande médico” desde os primeiros séculos da era cristã. Os escritores da igreja primitiva contêm instruções específicas para curar doentes (Tg 5:13ss).Existem quatro princípios chaves fundamentais teóricos e práticos que podemos desenvolver através da visão bíblica:

1) Saúde é muito mais do que ausência de doença; é a presença de bem-estar de alto nível. “ O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo10:10). Há tantos graus de bem-estar quanto os há de doença.
2) Bem-estar de alto nível implica integralidade as seis dimensões interdependentes da vida das pessoas – na dimensão física, psicológica, interpessoal,, ambiental, institucional e espiritual.
3) Os dois principais determinantes dos níveis de bem-estar ou de doença são nosso estilo de vida e o nível de estresse crônico em nossa vida.
4) As duas chaves para manter um bem-estar de alto nível são consciência e compreensão do bem-estar(que são alcançados através da educação) e auto-responsabilidade, no sentido de aceitar a responsabilidade primária por viver de formas que incrementem nosso bem-estar.

As igrejas precisam recuperar sua herança de cura e fazer com que floresça integrando-a com aconselhamento, educação em grupos.
Nós podemos ensinar as pessoas a:
- Assumir a responsabilidade primária de seu próprio bem-estar, em vez de continuar a projectar a responsabilidade sobre os profissionais da área médica.
- Fazer amizade com seus corpos, aprendendo a respeitar e cuidar desse aspecto de si mesmas amorosamente, como bons pais ou boas mães para si mesmas.
- Praticar o comer-para-o bem-estar aprendendo formas de nutrição que fomentam a saúde.
- Fazer, diversas vezes por semana, um exercício vigoroso de que se goste – caminhar, andar de bicicleta, fazer cooper, nadar - , para manter afinados, mente e corpo.
- Avaliar o estilo de vida e os valores que ele reflecte, revisa-lo para que fomente bem-estar e não doença.
- Aprender uma ou mais técnicas de relaxamento do corpo, para capacitá-las a reduzir o estresse e centrar-se em sua “zona de serenidade” por algum tempo cada dia.
- Viver de uma forma ecologicamente sadia, consciente e cuidadosa em relação ao meio ambiente, de modo a contribuir para proteger e incrementar a biosfera para si mesmas, para seus filhos e para toda a família humana.
- Experimentar regularmente a energia curativa da brincadeira e doriso(rir de si mesmas e da absurdidade da vida, e com outras pessoas).
- Revitalizar seus relacionamentos corpo-mente-espírito abrindo-se, através da oração e meditação, às energias do amor presente de Deus e renovando, assim, a consciência de que sua vida tem um sentido e uma missão.
_Compartilhar com outras pessoas (inclusive com os filhos e amigos) suas percepções e experiências de cura e bem-estar. O bem-estar é contagioso. Ela aumenta à medida que compartilhamos o bem-estar que temos em determinado momento.
- Usar imaginação criativa regularmente, para ativar as energias auto-curativas e os sistemas imunizadores do corpo, participando, assim, de sua própria recuperação da doença e da prevenção positiva da doença.
Tenham saúde e doem saúde.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...