21.7.05

Calvinofobia

Há milhares de evangélicos que preferem ouvir o nome do diabo, mas fogem do nome de Calvino. Não estão fugindo por medo do “fantasma” de João Calvino, o grande reformador de Genebra do século XVI, mas por fobia do calvinismo (como sistema doutrinário). A palavra “calvininismo” arrepia e dá um gelo na espinha de muitos pastores. O que podemos dizer a esses calvinofóbicos? J. I. Packer foi bem enfático nesse aspecto, e não poderia ser mais verdadeiro em suas palavras:
Pouco importa se nos chamamos calvinistas ou não; o que importa é que compreendamos biblicamente o evangelho. Mas, isso, conforme pensamos, na realidade significa compreendê-lo conforme o tem feito o calvinismo histórico”.
Muita gente tem medo do calvinismo (e até síndrome do pânico) porque este sistema não prega o sentimentalismo barato e apelos sentimentais aos não-convertidos. “O Salvador digno de dó e o Deus patético dos púlpitos modernos eram desconhecidos no antigo evangelho” (Packer). O calvinismo prega que as pessoas precisam de Deus, e não que Deus precisa delas!
A pregação calvinista (ou reformada) não exorta as ouvintes a terem compaixão de Cristo. Antes, pelo contrário, Cristo é quem exerce misericórdia – embora a misericórdia seja a última coisa que os pecadores mereçam. - O calvinismo prega a majestade de Deus e Seu poder soberano, e quando faz isso, os não-convertidos fogem com medo e repúdio.
O calvinismo prega o evangelho da graça soberana de Deus, em Cristo, como o autor e consumador da fé e da salvação. E muitos sentem aversão ou medo doentio dessa pregação bíblica. Os calvinofóbicos são como aqueles que foram citados em João 8.43-47:
Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra. Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque eu digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? Se vos digo a verdade, por que razão não me credes? Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus.

Raniere Menezes

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...