1.7.05

Uma Teologia de Culto

A Bíblia usa a palavra "culto" de maneiras variadas. O culto pode se referir ao todo da vida (Rm12.1-2). Também pode se referir a várias formas de devoção pessoal ou informal (por exemplo, Dt6.4-9). De interesse particular para nós aqui é o culto como reunião oficial do povo da aliança para se encontrar com Deus (por exemplo, em At2.42; Hb10.25).
O culto do Corpo de Cristo é reunir-se com Deus. O Salmo 74.8 fala dos locais de culto de Israel como "lugares santos de Deus na terra": pontos de encontro com Deus. Mesmo antes da queda no jardim do Éden o homem precisava de tempo concentrado com Deus. Como seres finitos, os humanos precisam de horas específicas e oportunidades para se focalizarem em Deus. Israel cultuava em volta de um tabernáculo que era conhecido como a Tenda da Congregação. Quando o templo foi construído, Israel se reuniu naquela casa de Deus para se encontrar com ele. Na nova aliança a reunião da comunidade cristã é uma reunião de Deus com o templo celeste - um tema desenvolvido, em Hebreus 10 e 12.
Esta reunião com Deus antecipa a comunhão eterna que Deus terá com o seu povo num novo céu e nova terra. Todo o objectivo da salvação é que o relacionamento quebrado entre Deus e o homem possa ser vencido para que a verdadeira comunhão possa ser restaurada. A importância do culto é expressa admiravelmente nesta afirmação de calvino: "Debater o modo em que os homens obtêm a salvação e dizer nada do modo em que Deus pode ser devidamente cultuado, é absurdo demais".
Deus sempre levou seu culto muito a sério. Fala do seu culto não só no Segundo Mandamento, mas pelo menos implicitamente nos primeiros quatro dos Dez Mandamentos. Oferece sérias adverências sobre o culto em todos os Livros da Lei (por exemplo, em Dt4). Traz penalidades duras sobre os que pervertem o seu culto (por exemplo, Lv10 e 2Cr26). A mesma preocupação é vista claramente no Novo testamento. O culto preocupa a Jesus e a Paulo. Hebreus 12.28-29 resume essa preocupação: retenhamos a graça [ sejamos agradecidos]...[e] sirvamos a Deus de modo agradável [aceitável], com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...