27.4.05

Mourinho

José é de Setúbal, da terra do carrapau, o meu distrito. Tem mais dois anos do que eu e se calhar já nos encontrámos em alguns jogos da Associação de Futebol de Setúbal, nos tempos de iniciados, juvenis ou mesmo juniores. Sempre achei que este distrito era rico em termos desportivos, não somente em jogadores mas treinadores também. Conheci alguns que enxergando muito de futebol nunca saíram do anonimato. O que tinha este José que tantos Josés dessa vida futebolística nunca tiveram? Poderíamos responder que talento, boa aparência, estabilidade psicológica e saber ouvir, foram ítens que ajudaram este José a chegar ao topo. Pode até não ganhar a próxima liga dos campeões, mas o respeito que conquistou pelo seu carisma e resultados, fazem que nós portugueses nos orgulhemos, além de que, serve a sua determinação e profissionalismo para dizer que afinal nós não somos tão burros assim, no que diz respeito ao futebol e outras maneiras de estar na vida. O importante é estarmos no lugar certo. Gostar do que se faz. Se não nos sentimos realizados naquilo que fazemos, quem perde, além de nós, são todos aqueles que nos rodeiam.Trabalhadores frustados viram pais mal humorados, maridos ausentes, nações pobres. O segredo e truque da vida é termos a coragem de seguirmos a nossa direção sem atrapalhar os outros, ao contrário, aprender com eles. Assim chegará um dia em que teremos nosso próprio estilo e método. Seremos imitados, alguém pretenderá ser igual a nós, mesmo que não sejamos lá grande coisa. O José ensina-nos que é possível atingir o nosso sonho mesmo que esse sonho nada mais seja o de ser um treinador de futebol. A questão não é ser bem remunerado, mas chegar lá.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quando estava em Portugal Mourinho era considerado arrogante. Foi preciso ir para Inglaterra para Portugal começar a dizer que ele afinal é competente.
Em Portugal a inveja confunde, quase sempre, a competência com arrogância.
Felizamente, este conseguiu sair daqui. E isso também é competência, ou seja, o tipo é bom em tudo o que faz, até na escolha do país para trabalhar. Os ingleses não perdoam a incompetência mas premeiam sempre a competência, venha esta de onde vier. E Mourinho sabia-o.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...