24.5.05

A Culpa II

Mas a mulher foi levada à presença de Jesus sozinha. " E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas", disseram os fariseus (v.5). Na verdade, o que a lei estipulava é que ambos os envolvidos no pecado fossem mortos (Lc20.10). Então, por que o homen não foi também? Provavelmente, ele não se sentia culpado. Amparado por uma consciência cauterizada e por uma sociedade machista, seu raciocínio era: Por que devo ser corrigido ou julgado? Não fiz nada mais. Sou homem, e dos homens esperam-se atitudes desse tipo. As mulheres, sim, devem ser recatadas e fiéis. Ela cedeu não tive culpa." Ele fazia uso de um mecanismo psicológico conhecido como"negação". Negava qualquer culpa para si mesmo, privando-se, assim, de qualquer perdão.
O segundo grupo de personagens interessantes nessa história é o dos fariseus. Cada um deles tinha lá os seus pecados e culpas ( e o fim do episódio deixa isso muito claro !). Mas não foram a Jesus a levando os próprios erros e, sim, o da mulher. " Vejam a culpa dela", gritaram eles para quem quisesse ouvir. Esperavam com isso que, enquanto a multidão estivesse olhando para o pecado daquela infeliz, não olharia para os deles. A psicologia dá a esse mecanismo o nome de "projecção" - atribuir aos outros os defeitos que não gostamos de admitir em nós mesmos, desviando assim, para outra direção, os olhos vigilantes da censura. Todos conhecemos pessoas que estão sempre prontas a apontar pecados em outrem, talvez porque, no próprio coração, abriguem pecados inconfessáveis..., como disse Paul tournier " todos os homens se defendem, e se defendem atacando".
Confessando o pecado
Ao contrário dos demais, a mulher adúltera não tentou negar, justificar ou transferir suas responsabilidades, embora pudesse tentar fazê-lo, como os outros personagens da história. Assumiu a culpa, confessando-a com seu silêncio. Não ouvimos sair de seus lábios uma única palavra no sentido de defender-se, ou de retribuir as acusações que lhe faziam todos aqueles hipócritas. Apresentou-se humilde e maleável diante do Senhor Jesus.
Aquela mulher tinha, de facto as suas culpas, E fez com elas o que de mais saudável um ser humano pode fazer: confessou-as. A Bíblia diz: " O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia."(Pv28.13) continua

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...