25.5.05

A Culpa III

Recebendo o Perdão

Algo que verificamos amplamente com relação ao perdão é que é mais fácil obtê-lo do que dele desfrutar. Certas pessoas possuem uma consciência hipersensível. Elas encontram uma terrível dificuldade para sentirem que suas falhas foram perdoadas. Parece até que Deus está mais disposto a esquecer as suas ofensas do que elas mesmas. No fundo, não aceitamos que a solução para o sentimento de culpa não esteja em nossas mãos. Continuamos achando que é preciso fazer alguma coisa - pagar uma penitência, sofrer um castigo, ser vítima de alguma desgraça, penar o resto da vida. Achamos que podemos e devemos pagar pela nossa restauração! Não queremos ficar devendo nada a Deus! Mas o facto é que não podemos pagar nada. Somos absolutamente impotentes, tudo o que nos resta a fazer é receber, agradecidos, o perdão que nos é concedido pelas mãos que trazem o sinal dos cravos da cruz.
"Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais", foram os dizeres finais de Jesus àquela mulher apanhada em adúltério. Tudo o que ela tinha a fazer agora era aceitar a realidade daquela mensagem divina e receber o perdão que ele lhe oferecia de graça. As palavras de Jesus produziram cura instantânea naquela alma marcada pela culpa, vergonha e temor. É dessa maneira que o Salvador se propôe a curar-nos de nossas culpas de nossas lembranças mais duras e vergonhosas. Não precisamos pagar nada. Ele já pagou tudo. Se nos arrependermos de nossas faltas e confessarmos a ele, pedindo o seu perdão, ele nos perdoará e apagará as nossas transgressões. A única coisa que precisamos fazer é crer nisso.
Aquela mulher foi levada aos pés de Cristo violentamente, arrastada pelos fariseus, sob gritos da multidão. Mas nós temos o privilégio de sermos conduzidos à sua presença pela voz firme e suave do Espírito santo. A voz do Espírito nos fala ao coração, toca nossa consciência, coloca diante de nós os pecados cometidos e aponta na direção daquele que morreu para pagá-los. Louvado seja Deus!
Texto adaptado

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...