10.5.05

O Deserto e a Enfermidade

" Os doentes e sofredores são os favoritos de Deus"


O autor do Salmo 102 talvez atravessasse o deserto em uma de suas viagens quando, de repente, se deparou com uma cena trágica e insólita. A visão inesperada, quase absurda, de um pelicano solitário fraco e doente, morrendo de sede em pleno ermo, ficou registrada indelevelmente em sua memória. Assim, alguns anos mais tarde, quando ele experimentou um momento difícil na própria vida - ficou enfermo, vulnerável e só - lembrou-se da pobre ave e, com a voz embargada declarou: "Sou como o pelicano no deserto".
O salmo 102 foi escrito por um homem enfermo e angustiado. Ele é conhecido como "A oração dos aflitos". O autor se indentificou com o pelicano no deserto, e nós podemos nos identificar com ele e aprender lições importantes.
A enfermidade é um desafio. A tranquilidade da vida pode ser interrompida quando uma pessoa adoece. Costumamos dizer: "Com saúde, tudo vai bem". Se estamos bem, temos condições de enfrentar os desafios e superá-los com a graça de Deus. Entretanto, e quando o desafio é exactamente a falta de saúde? A doença gera uma série de sentimentos e reações, que pode ir , desde a ansiedade e solidão ao isolamento. A raiva, mágoa e desconfiança pode se instalar dentro de nós a tal ponto de virarmos num repente um "bicho a evitar". Quando estamos doentes, não só o corpo, mas também o espirito se abate.
O salmista ao lembrar-se do pelicano, em seu leito de enfermidade, descreve com clareza essa conjução de sofrimentos físicos e emocionais:
Os meus ossos ardem como em fornalha v.3. Ele padecia de uma febre intensa e contínua.
Até me esqueço de comer o meu pão v.4. Não tinha apetite.
Os meus ossos já se apegam à pele v.5. Perdeu peso rápidamente.
Por causa do meu dolorido gemer v.5. Sentia dores fortes, que os remédios não eram capazes de aliviar.
Não durmo v.7. A insônia tornava as horas passadas sobre a cama ainda mais longas e penosas.
Não me ocultes o teu rosto no dia da minha angústia v.2. Achava que sua doença já havia se prolongado muito, e estava impaciente.
Ferido como a erva, secou-se o meu coração v.4. Sentia-se desanimado, deprimido, irritado. Parecia que sua fé estava se avaporando.
Sou como um pelicano no deserto.
Um pelicano necessita de água para viver e um ser humano precisa de saúde para ser feliz. Por isso quando o nosso estado físico se assemelha a um lago que secou, nós nos sentimos como um pelicano no deserto. Nessas horas, a pergunta que se faz a Deus é? Por quê? Por que essa doença, Senhor? Por que comigo?
As causas da enfermidade é um assunto muito discutido nos dias de hoje. As perguntas que fazemos são antigas. Infelizmente, muitos ignorantes e exploradores têm se aproveitado desse facto. Antes de responderem às questões, trazem ainda mais sofrimento para os doentes. Existem pregadores que ensinam que toda a doença é resultado do pecado ou falta de fé. Precisam ler a história de Jó; e também joão 9:2-3. Esse tipo de discurso leva os doentes a ficarem mais doentes, pois além de se sentirem doentes, eles passam a se sentirem culpados. A Palavra de Deus pode nos esclarecer no que diz respeito às causas da enfermidade. A Bíblia ensina que a morte não estava nos planos de Deus para o homem, tampouco a doença. Foi como resultado de desobediência que as pessoas começaram a adoecer e morrer. Deus nos diz que só no céu estaremos livres dela, pois ali, mais uma vez, a humanidade terá acesso à árvore da vida, cujas folhas " são para cura dos povos" Ap 22:2. Assim, quando nos perguntamos por que as pessoas ficam doentes, a Bíblia aponta 5 possíveis causas: 1) Adoecemos por causa da fraglidade humana, Sl103:14; Gl4:3; 1Tm5:23. 2) Adoecemos por causa dos nossos hábitos, Sl104:14-15;Is55:12. 3) Adoecemos por causa dos nossos pecados, Nm12:9-10;Sl32:3-5. 4)Adoecemos por causa da vontade de Deus, Is:10;; 11:14-15. 5) Adoecemos por causa da perseguição do diabo, Jó2:7; Lc13:10-16; At10:38.
Já que existem tantas causas possíveis para as enfermidades devemos evitar conclusões apressadas e nos abster de fazer julgamentos. Quando somos atingidos por uma enfermidade, devemos investigar, com oração e sabedoria, qual a causa. Não devemos esquecer, nesse processo, de consultar os médicos e de buscar conselho com os irmãos mais experientes. Esse é o procedimento normal. Contudo pode acontecer de, em certos casos, não conseguirmos encontrar o motivo de uma doença, (Cf Sl37:4-5). Jesus nos responde: "O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois" Jo13:7. Resta-nos a difícil e ousada decisão de confiar no Senhor.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...