9.6.05

Por uma questão de in-Justiça

O salmo 73 fala-nos da prosperidade dos ímpios. O drama do salmista é não entender a razão desta felicidade. O salmista não duvida de que Deus é bom, mas o seu conceito é que essa bondade é tão somente para aqueles que são puros de coração. Verificamos que a mentalidade do homem tem extrema dificuldade em entender os caminhos de Deus e aceitá-los. A não ser que receba a Luz e seus olhos possam enxergar com clareza, caso contrário, ficará tateando, arriscado a cair em algum poço ou abismo desta vida. O salmista quase que resvalou. Os seus passos confusos levam-no a desviar-se do caminho limpo de pedras. No entanto, não pôde evitar a pedra da inveja. Ele invejava os arrogantes. Estes não tinham preocupações, não sofriam de problemas de saúde; não tinham dívidas..., falavam o que lhes vinha à cabeça, não davam satisfação a ninguém, zombavam da miséria dos outros, eram violentos e indiferentes, altivos e não se cansavam de projectar o mal.
Para o salmista, ser um cidadão íntegro, cumprir à risca todas as leis, não tem nenhuma vantagem. Ele é molestado o dia inteiro. De manhã, começa sendo castigado pelo árduo trabalho e a dificuldade em arranjar o sustento para si e seus filhos. Assim, os seus conhecidos ao vê-lo na sua luta, riem dele e questionam a sua fé, a sua devoção, a sua realidade. Tudo isto pertubava o escritor, ao ponto de reconhecer que não tinha condições nem psicológicas nem emocionais para compreender o que estava sucedendo ao seu redor.
O Brasil é um país de dimensões continentais. Demasiado grande, para podermos avaliar toda a sua estrutura e seus complexos sistemas. Contudo, qualquer míope constataria que a corrupção e as injustiças sociais que crescem a cada dia, cansaram a maioria dos brasileiros. Já ninguém parece se importar que se roube descaradamente, ou se mate por nada. Mesmo que os principais ladrões e criminosos sejam os mesmos de sempre. O vírus da inoperância e conformismo das autoridades, associado à falta de confiança nas instituições, tem originado um silêncio aterrador do povo e pior da Igreja Brasileira que muitas das vezes é até cúmplice de esquemas de eleição e apelos demagógicos.
Nisto os crentes perguntam a Deus: - Até quando Senhor? Se olharmos o salmo 73 iremos ter a resposta, isto é, o final, o triste fim, desses que agora não só desonram o nome santo de Deus em seus caminhos, mas também aqueles que aprovam e se tornam cúmplices da vergonhosa e descarada in-justiça que nos quer enredar.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...