15.6.05

Tarefas de casa

Antigamente "tarefas de casa" eram trabalhos de escola. Hoje passados 30 anos as minhas tarefas mudaram de pequenas redações, para arrumações, limpezas etc. Já algum tempo me venho especializando em faxineiro, no entanto apesar da rapidez, tem faltado qualidade, isto é o que a Renata diz. Existe uma limpeza à Daniel e outra à Renata. As coisas do meu jeito apresentam muitas vezes uma limpeza ilusória, enquanto que a limpeza da Renata quase sempre apresenta um acabamento de qualidade. Eu demoro mais ou menos 1 hora ela demora 3 horas. No mundo do mercado de "limpeza"talvez eu me desse melhor. Hoje o rápido é mais barato e apesar de durar menos vende mais. Neste mercado a qualidade é cara porque é rara e demorada. Ninguém mais gosta de produtos que durem muito tempo, tampouco empregados detalhistas rigorosos no seu trabalho. As prateleiras se renovam diariamente atraindo a cobiça dos olhares, procurando satisfazer o consumismo inato na maioria. As agências de oferta de emprego buscam pessoas rápidas, mudas e de preferência "burras". Uma pessoa muito próxima, diz constantemente que as coisas não se podem limpar muito bem, pois pelo atrito, gastam-se e acabam-se por estragar. Talvez ele tenha razão, em virtude de que certa sujidade pode proteger de piores lixos. Vivemos no meio de cheiros que insistem nos dominar. Os perfumes, desodorizantes, desinfectantes e outros produtos de higiene acabam por nos transformar em "limpodependentes" e destruidores do meio ambiente. Talvez aquele ditado de que "água limpa tudo" esteja fora do contexto actual. Existem certas sujidades que não podem ser removidas, somente camufladas. Este é o mundo que temos que viver.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...