19.1.05

A.B.S ( saudade e reflexão)

Ao lembrar do A.B.S (Acampamento Bíblico do Sôr), recordo com saudades os primeiros acampamentos. Do Pintadinho restam ainda imagens e momentos que o tempo aos poucos tenta apagar. A primeira vez que tivemos a oportunidade de conhecer a malta da Ponte de Sôr. O primeiro A.B.S marcou muita gente mais velha do que eu, no entanto lembro bem da chegada do Pedro com aquela mochila da tropa, dos Biscaias, das representações do Luzia, das guerras das bolotas, dos jogos e brincadeiras saudáveis e criativas que tivemos naqueles dias. Sem esquecer as paixões dos adolescentes pela Rachel. Depois, já na Farinha Branca, ainda sem luz e todo mundo dormindo em tendas de lona do exército, improvisadas muitas delas com paus, onde cabiam 10 ou mais chulerentos e gasarentos, o A.B.S, tornou-se o lugar onde todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos queriam estar no verão.
O A.B.S. na Farinha Branca, era um lugar de eleição, onde amizades foram desenvolvidas e famílias constituídas. Onde as igrejas começaram a se envolver com outros projectos. Muita gente ouviu a Palavra, muita gente conheceu quem era Jesus. A luz que brilhava não era elétrica, pois esta, ainda não tinha chegado por estas bandas, no entanto, sentíamos que eramos protegidos daquelas tempestades de verão que vez por outra nos visitava, das idas e vindas à barragem, dos alacraus. Apesar da competição que havia entre as igrejas, nos jogos e até nos concursos bíblicos, no final todos chorávamos e partilhávamos os endereços.
Muita coisa haveria para contar desde o Pintadinho, contudo, fica aqui a reflexão para os novos e velhos campistas. O A.B.S foi criado para ser um veículo de aproximação entre as igrejas e um espaço dedicado à pregação do Evangelho e Edificação. Não transformem o A.B.S em algo que não é a sua vocação, por exemplo: um espaço unicamente para lazer e exclusivo para alguns, um espaço para alugar. O A.B.S é das igrejas congregacionais e deve servir às igrejas, e estas devem investir no A.B.S. e aproveitar as potencialidades do lugar. Os grandes idealizadores e executores do A.B.S foram sem dúvida o Manuel Falcoeiras e o Pr. João Narciso, depois a partir do segundo acampamento juntaram-se outros como 0 Pr. João Nunes que depois viria a largar muito suor nos anos seguintes. Estes e outros que não precisam ser citados aqui deram muito do seu tempo, por amor naturalmente ou por romantismo não sei, mas o que importa é que todos possamos nos interessar em resgatar pelo menos o real significado, que é místico também, significado de aproximação, de confissão, de partilha, de amizade, de conquista, de oração e de amor cristão.

Um comentário:

Anônimo disse...

As tuas palavras fizeram-me chorar.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...