13.1.05

Choro de Alegria

"Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes."(SL 126.5,6.)

O pano de fundo do Salmo 126 é o retorno dos judeus da Babilônia. Quando divisaram Jerusalém viram-se tomados por uma incontrolável alegria: "Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha"(vv.1,2). O salmista usou uma linguagem agrícola para referir-se a tudo o que havia acontecido com ele e seu povo. Sendo alguém que vivia do cultivo da terra, era natural que suas comparações se reportassem às experiências do campo, ao trabalho árduo da semeadura e à alegria festiva da colheita.

Lágrimas de alegria são raras hoje em dia. É mais fácil derramá-las quando estamos tristes. Há um pensamento comum de que os indíviduos felizes são aqueles que foram poupados de tribulações, mas isso não é verdade. Uma pessoa alegre não é, necessariamente, alguém que teve um passado calmo ou desfruta de um presente tranquilo. É um lavrador que aprendeu a cultivar e a extrair dele algo valioso. A alegria é uma conquista.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...