29.1.05

Porquê Deus permite? 2ª parte

Todas as coisas tiveram sua origem nos decretos ou propósitos de Deus, que criou todo o universo material e imaterial como primeiro acto na execução dos decretos. Precisamos agora considerar a questão do Seu governo – providência preservação.
As ondas de crimes e distúrbios dos dias de hoje levam muita gente a perguntar se existe um governo inteligente, eficiente e recto no universo. Respondendo a estas questões, o cristão declara sua crença na soberania de Deus. Hodge, um calvinista, diz: “Se Deus é um Espírito, e portanto, uma pessoa, infinita, eterna, imutável em Seu ser e perfeições, o Criador e Preservador do universo, Ele é, por direito, seu soberano absoluto... Esta soberania de Deus é a base para paz e confiança para todo o Seu povo. Ele se regozija por reinar o Senhor Deus onipotente; nem necessidade, nem acaso, nem tolice do homem, nem a maldade de Satanás controlam a seqüência de acontecimentos e tudo a eles relacionado.”

As Escrituras ensinam fartamente que Deus é soberano no universo.“Apesar desta soberania ser universal e absoluta, é a soberania da sabedoria, santidade e amor” (Mt20.15; Rm9.20-21; 1Cr29.11; Sl24.1; Is45.9; Ez18.4; Dn4.35;).

Em teologia providência significa a actividade contínua de Deus pela qual Ele faz com que todos os acontecimentos dos fenômenos físicos mentais e morais cumpram os Seus propósitos; e que este propósito nada mais é do que o desígnio original de Deus na criação. É bem verdade que o mal entrou no universo, mas não lhe é permitido desviar o propósito original de Deus, que é benevolente, sábio e santo.

As provas da doutrina:

  1. A Natureza de Deus e Universo. Como Deus é não apenas um ser pessoal, infinito em sabedoria, bondade, e poder, mas também o Criador, e, consequentemente, dono do universo, é de se esperar que Ele governe Sua própria possessão. Como um Deus pessoal e sábio, pode-se esperar que Ele aja racionalmente; como um Deus bondoso, pode-se esperar que Ele considere os interesses de Suas criaturas; e como um Deus onipotente, podemos confiar que Ele tem a capacidade de cumprir todos os Seus propósitos.
  2. continua...

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...