27.1.05

Auschwitz

O profeta Miquéias desabafa diante da injustiça e da corrupção. A desilusão e a angústia mostra a irreversível visão daqueles dias "Ai de mim! Porque estou como quando são colhidas as frutas do verão, como os rabiscos da vindima: não há cacho de uvas para chupar, nem figos temporãos que a minha alma deseja. Pereceu da terra o piedoso (fiel), e não há entre os homens um que seja recto; todos espreitam para derramarem sangue; cada um caça a seu irmão com rede." (Mq7.1-2)
Hoje o mundo lembra o que os homens e não somente o homem Hitler, conseguiram realizar há 60 anos. Outras grandes atrocidades têm sido levadas a efeito, Ruanda mais recentemente, sem falar nas torturas das guerras em curso e de outras guerras e massacres que a história registrou e enterrou.

Hoje também está sendo realizado mais uma vez o Fórum Mundial Social em Porto Alegre, Brasil, onde os políticos de esquerda fazem seus discursos. Paralelamente em Davos, capitalistas generosos como Bill Gates e idealistas como Bono e outros nomes de topo da agenda económica, política, artes, religião etc, buscam iludir o mundo com suas propostas que não passam de anestésicos para as consciências. Que podemos esperar destes encontros? Nada. De Davos 2004 saíram enormes desafios para esse ano mas a triste notícia é que nem as metas mais modestas foram atingidas. Podemos esperar, isso sim, mais visibilidade e promoção dos interesses da elite e menos soluções que expressem boa vontade e praticidade em resolver os muitos problemas. A velha canção dizia:" Demagogia feita à maneira é como queijo na ratoeira..."
Auschwitz, leva-nos a pensar naquilo que o homem sob a ira de Deus consegue fazer. Em nome de Deus fazem-se guerras e em nome dos homens tomam-se iniciativas de paz e solidariedade. No entanto um outro profeta diz-nos que a ruína vem de nós e a salvação de Deus. E que " As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos". Não há esperança nas iniciativas dos homens. A realidade é que um dia, todos então, saberão o valor incalculável, imensurável do gesto de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...