31.1.05

Por que Deus Permite (conclusão)

  • O Ensinamento da Escritura. Muitos perguntam a respeito das calamidades que se abatem sobre os homens, e questionam assim a existência de Deus e Seu governo. Se Deus existe, sendo Ele justo e bom, então Ele teria a obrigação de evitar essas catástrofes e o sofrimento do ser humano. Note as seguintes passagens:" O seu reino domina sobre tudo"(Sl.103:19); " mas trovejou o Senhor aquele dia com grande estampido sobre os filisteus, e os aterrou" (1.Sm7:10); "Ele é quem remove os montes... quem move a terra para fora do seu lugar... quem fala ao sol, e este não sai, e sela as estrelas" (Jó.9:5-7); "Pelo sopro de Deus se dá a geada" (Jó.37:10); luz, granizo, gelo, o mundo celestial, relâmpagos são ordenados por Ele (Jó. 38:12-35). Estas e várias passagens indicam que Deus exerce controlo soberano sobre todo o universo. Os corpos celestiais, tais como o sol e as estrelas, obedecem à Sua vontade. As montanhas são removidas, a terra treme, o solo produz sua riqueza ao mandato de Deus. Ele expressa a Sua bondade e amor, mas também usa os elementos de forma destrutiva para corrigir e castigar. Por isso, os homens deveriam se humilhar nos tempos de calamidade e orar a Quem tem poder sobre todos os elementos.

Li hoje que um jornal árabe, creio que marroquino, atribui de forma categórica os últimos incidentes no Sudeste da Ásia, a punição divina. Seria a resposta de Deus à prática desenfreada da exploração e turismo sexual dos países que foram afectados. Por outro lado, há quem pense, que os milhares de suecos que morreram é uma chamada de atenção para este povo que outrora temente a Deus e às Escrituras, agora, e desde há muito, que se afastou de Deus apostatando da Fé. Vemos na história da Bíblia como Deus castigou o Homem nos tempos de Noé, e quais as causas, vemos o povo de Deus no deserto perecer por causa de sua idolatria, observamos no ano 70 da nossa era como o general Tito quase matou todos os habitantes de Jerusalém, os judeus na 2º guerra, a peste negra na europa, a fome em África a sida (aids) e outras destruições e calamidades que têm assolado os homens no decorrer da história da humanidade.

Gostaria de terminar citando o apóstolo Paulo "Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus..."(Rm.11:22). Paulo no capítulo 8 fala dos" sofrimentos do presente " como uma realidade cada vez mais dolorosa, não só para os homens e mais concretamente os filhos de Deus, mas também a própria natureza agonizando ," gemendo, suportando angústias até agora". Os judeus têm sido um exemplo da severidade de Deus, e nós devemos pensar a respeito. Uma vez que fomos iluminados pelo o Senhor devemos sempre volver a nossa mente para Ele perseverando. Essa é a marca dos eleitos. Ao contrário, muitos têm menosprezado a "bondade" de Deus e envolvem-se com outros deuses se desviando da Verdade, Verdade esta que nos dá esperança mesmo em meio a tempestades, e tsunamis e outra calamidades que venham nos assolar. Creio que a diferença entre os salvos e não salvos está precisamente na maneira como encaram as circunstâncias desta vida, como vêem Deus e a si mesmos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...